PRATO CHEIO DE ARTE (Um encontro de Arte e Cultura, 24/08 A 04/09 - 2009)
oficina: A TRILHA SONORA NO CINEMA
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
1.0 Aspectos Gerais da Linguagem Cinematográfica
1.1 Roteiro
1.2 Direção
1.3 Cenografia
1.4 Os planos
1.5 Fotografia
1.6 Montagem
2.0 A Música e a Imagem
2.1 A música no cinema mudo.
2.2 O Cinema depois do advento do som.
2.3 Breve histórico das trilhas sonoras: de Max Steiner aos dias atuais.
3.0 Aspectos Gerais da Trilha Sonora
3.1 A Palavra
3.2 Os “Ruídos”
3.3 A Música
4.0 A Análise e o processo de construção de uma trilha sonora
4.1 Delineamento / Mapeamento de obra
4.2 A Formatação da composição sonora
4.3 A Relação entre estilos musicais e gêneros fílmicos
4.4 As diferentes funções da trilha sonora.
4.5 A aparelhagem técnica necessária.
5.0 Estudo da trilha sonora de alguns filmes.
5.1 A construção sonora do suspense em “Psicose”
5.2 A relação de imagem e som em “E.T, o extraterrestre”.
5.3 A construção poético-musical de “Cinema Paradiso”.
5.4 Música e narrativa em “Cidadão Kane”
5.5 As trilhas sonoras brasileiras: “Abril despedaçado”, “Cidade de Deus”.
6.0 Estudo de importantes compositores do cinema:
6.1 Max Steiner: a música como elemento da narrativa.
6.2 Alfred Newman e Miklós Rosza, Victor Young: a era das grandes orquestras.
6.3 Mancini: o toque jazzístico e pop no cinema.
6.4 Grandes parcerias do discurso fílmico: Herrmann/Hitchcock, Nino Rota/ Fellini, Ennio Morricone/ Sergio Leone, John Willians/ Spielberg.
6.5 Compositores atuais: Danny Elfman, Thomas Newman, Howard Shore, Hans Zimmer, Gustavo Santolalla, Antonio Pinto, James Newton Howard.
1.0 Aspectos Gerais da Linguagem Cinematográfica
1.1 Roteiro
1.2 Direção
1.3 Cenografia
1.4 Os planos
1.5 Fotografia
1.6 Montagem
2.0 A Música e a Imagem
2.1 A música no cinema mudo.
2.2 O Cinema depois do advento do som.
2.3 Breve histórico das trilhas sonoras: de Max Steiner aos dias atuais.
3.0 Aspectos Gerais da Trilha Sonora
3.1 A Palavra
3.2 Os “Ruídos”
3.3 A Música
4.0 A Análise e o processo de construção de uma trilha sonora
4.1 Delineamento / Mapeamento de obra
4.2 A Formatação da composição sonora
4.3 A Relação entre estilos musicais e gêneros fílmicos
4.4 As diferentes funções da trilha sonora.
4.5 A aparelhagem técnica necessária.
5.0 Estudo da trilha sonora de alguns filmes.
5.1 A construção sonora do suspense em “Psicose”
5.2 A relação de imagem e som em “E.T, o extraterrestre”.
5.3 A construção poético-musical de “Cinema Paradiso”.
5.4 Música e narrativa em “Cidadão Kane”
5.5 As trilhas sonoras brasileiras: “Abril despedaçado”, “Cidade de Deus”.
6.0 Estudo de importantes compositores do cinema:
6.1 Max Steiner: a música como elemento da narrativa.
6.2 Alfred Newman e Miklós Rosza, Victor Young: a era das grandes orquestras.
6.3 Mancini: o toque jazzístico e pop no cinema.
6.4 Grandes parcerias do discurso fílmico: Herrmann/Hitchcock, Nino Rota/ Fellini, Ennio Morricone/ Sergio Leone, John Willians/ Spielberg.
6.5 Compositores atuais: Danny Elfman, Thomas Newman, Howard Shore, Hans Zimmer, Gustavo Santolalla, Antonio Pinto, James Newton Howard.
DATA: 25 DE AGOSTO A 04 DE SETEMBRO (TERÇAS E QUINTAS, DAS 14:00 h AS 18:00h)
NÚMERO DE VAGAS: 20
INSCRINÇÕES: NO PÓLO ARTE (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ- CCE - PRÓX. A PRAÇA DO BESOURO) ATÉ O DIA 24/08/09.
OBS: INSCRINÇÕES GRATUITAS COM CERTIFICADO DA UFPI
MINISTRANTE: ALFREDO WERNEY (formando em Artes-Música, especialista (a nível técnico) em Trilha Sonora para Cinema e TV, pela Escola de Música de Brasília. Participou de vários festivais de música pelo Brasil, dentre eles: I FESTIVAL INTERNACIONAL DE MÚSICA DO CINEMA (Música em Cena, Rio de Janeiro - 2007).
Nenhum comentário:
Postar um comentário