WONG KAR-WAI: O VISLUMBRE ARTÍSTICO DO COMERCIAL TELEVISIVO
(Wanderson Lima)
O comercial televisivo, dizem alguns, alçou-se, nas últimas décadas, à condição de arte autônoma. Anunciar o produto tornou-se secundário.
Dá para concordar? Não, pois a margem de comerciais feitos com cuidado artístico é ínfima, a não ser em alguns países da Europa. E quando eu digo “cuidado artístico” estou longe de dizer “qualidade artística”: se fôssemos computar os comerciais com qualidade artística, bem, aí complicaria mais ainda. O You Tube está cheio de comerciais tecnicamente bem feitos, muitos bem engraçadinhos, outros piegas, alguns pateticamente moralistas, uns poucos com supreendente witz – mas qualidade artística é pouco comum. Além disso, não dá para concordar com a elevação da propaganda ao reino da arte porque a recepção de obras de arte supõe “rituais” por enquanto inexistentes, ou escassamente existentes, no modo desencantado com que se assiste às propagandas.
Porém, quando vemos as propagandas feitas por Wong Kar-Wai, vislumbramos uma vocação artística no coração da condição bastarda do comercial televisivo. Kar-Wai não é apenas um dos maiores diretores de cinema vivos do mundo, mas, a meu ver, o mais criativo e talentoso diretor de comerciais da atualidade (embora não tenha feito muitos, infelizmente).
Quem acha que diretor de cinema produz com total autonomia não habita este planeta, ou está pensando apenas na resistência exemplar Robert Bresson e de uma meia dúzia mais. Claro, um comercial é uma encomenda muito mais direcionada que um filme. E é por isso, penso eu, que o talento de Kar-Wai deve ser exaltado mais ainda.
Wanderson é poeta e professor de Literatura da UESPI.
O Armazém Paraíba tem que contratar esse cara pra fazer propaganda.
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